BRASÍLIA (4/6/14) – Jovens com idade entre 7 e 15 anos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião podem ser inscrever, até 11 de junho, no curso gratuito de robótica. Os interessados devem procurar a Gerência de Apoio Social, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O curso é desenvolvido a partir de dinâmicas que utilizam a metodologia Lego Education. Vários conceitos de física e matemática são aplicados nas aulas, com mecanismos tecnológicos de alavancas, roldanas, sensores, entre outros. No DF, apenas duas escolas particulares trabalham com o método de forma extracurricular.
COMO FUNCIONA – As turmas serão divididas por faixas etárias. Uma das atividades para alunos de 7 a 9 anos é aprender a projetar, construir e programar robôs que jogam futebol. Os bonecos se movimentam, podem chutar e até defender o gol. A garotada também montará um robô jogador de golfe, outro que tira lixo da cidade, e um telescópio.
Já as turmas de 10 a 15 anos serão motivadas a encontrar soluções criativas, ao construir e programar robôs para uma série de situações apresentadas em histórias em quadrinhos. As aventuras se passam na cidade, na floresta, no oceano, em terras geladas e até no espaço sideral. Os jovens são divididos por equipes, que contam com um líder e organizador, um construtor, um programador e um relator. As funções passam por rodízio a cada aula, a fim de que todos experimentem cada uma delas.
(A.F./I.M.*)