Iniciativa do deputado Chico Vigilante permite que até seis membros da mesma família usem transporte coletivo pagando apenas uma tarifa nos fins de semana e feriados
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei de autoria do deputado Chico Vigilante que institui o Cartão Família. O programa permitirá que até seis membros de uma mesma família utilizem ônibus e metrôs do sistema de transporte coletivo aos sábados, domingos e feriados, mediante o pagamento de uma única tarifa.
Inspirado em um modelo de sucesso implementado em Goiânia, o Cartão Família tem como objetivo ampliar a mobilidade urbana, reduzir custos para as famílias e incentivar o uso do transporte público, promovendo lazer, cultura e convivência familiar. “Essa iniciativa é uma vitória para as famílias do DF, que agora terão mais acesso à cidade, com menos impacto financeiro e ambiental”, declarou Chico Vigilante.
A proposta prevê a emissão de um cartão específico, vinculado ao sistema de transporte público, e será regulamentada pelo Poder Executivo em até 90 dias após sua sanção. Além disso, o benefício contribui para a redução do trânsito e das emissões de poluentes, alinhando-se aos princípios de desenvolvimento sustentável.
O projeto, que agora segue para sanção do governador Ibaneis Rocha, é considerado um marco de inclusão social e fortalecimento das famílias do Distrito Federal. “Seguimos firmes na luta por um DF mais justo e solidário”, concluiu Vigilante.