BALANÇO – Posse como líder, visita a escolas e ações pela Saúde foram destaques da última semana

 

 

Visita a escolas públicas, denúncias e ações contra empresas que atrasaram pagamento a trabalhadores terceirizados, bem como pedido por conclusão de obras no Sol Nascente e por melhorias no sistema de Saúde do Distrito Federal fizeram parte das principais ações do deputado distrital Chico Vigilante (PT) ao longo da última semana.

O deputado, responsável pela destinação de várias emendas parlamentares de sua autoria voltadas para a Educação, iniciou suas atividades visitando, na segunda-feira (31), a CEI 01 e a Escola Classe 18, localizadas em Ceilândia – que passaram por obras de reforma e recuperação a partir de recursos destinados por ele.

Durante a abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na terça-feira (1º) Vigilante fez um alerta ao Governo do DF (GDF) para a situação crítica observada na saúde pública de Brasília e Regiões Administrativas, que considerou “desumana”.

De acordo com ele, em função do grande número de contaminações de pessoas por conta da variante ômicron da covid, a área precisa ser prioridade nos trabalhos do Legislativo este semestre. Autor do projeto de lei referente à instituição do passaporte de vacina em todo o DF, o deputado protocolou um pedido para que tal passaporte seja implantado na Casa. E sugeriu a testagem de todos os servidores – o que está acontecendo até a próxima terça-feira (7).

 

Na quarta-feira (2), ele assumiu a liderança do bloco parlamentar intitulado “Resistência”, formado por deputados do PT e do PSol. No mesmo dia, no plenário, reclamou da falta de responsabilidade da empresa BRA com seus funcionários. A empresa, que presta serviço de higienização e limpeza dos hospitais, além de ter atrasado pagamentos em 2021 já começou a atrasar o valor de ticket alimentação destes primeiros dois meses.

 

Chico Vigilante também pediu providências ao GDF com relação às obras que precisam ser concluídas no Trecho 3 do Sol Nascente, em especial, na região conhecida como Córrego das Corujas.  Visitou, ainda, na quinta-feira (3), o Caic Santa Paulina, localizado no Paranoá e participou de reuniões diversas no gabinete na sexta-feira (4). “Existe uma história de que quando uma escola pública está boa se diz que parece ser particular. Não concordo com isso. Toda escola tem de parecer com uma escola pública com qualidade”, frisou ele, depois de cumprir mais uma semana de atividades intensas.