Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Audiência Pública presidida por Chico Vigilante debate desafios e soluções para o Jardim Botânico

Audiência Pública presidida por Chico Vigilante debate desafios e soluções para o Jardim Botânico

A cidade é considerada uma das que mais crescem no Distrito Federal

Brasília (DF) – Na manhã desta terça-feira (15), a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou uma audiência pública presidida pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), que também é Procurador Especial do Idoso e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O evento teve como foco os principais desafios de infraestrutura enfrentados pelo Jardim Botânico, cidade considerada uma das que mais crescem no Distrito Federal.

Estiveram presentes na solenidade autoridades como o deputado distrital João Cardoso, chefe da assessoria especial da Secretaria do Estado de Obras e Infraestrutura do DF, Maurício Canova, a secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rosemay Martins, o subsecretário de Águas e Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Miguel, o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Martins, além de representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), por meio de Reinaldo Teixeira, o analista de planejamento e infraestrutura do Instituto Brasília Ambiental, Roger Henrique, a ex-secretária do Estado de Saúde do DF, Marília Cunha e o representante dos moradores da região, Marcílio Souza.

Jardim Botânico: expansão acelerada e desafios complexos
Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Jardim Botânico é atualmente a região administrativa que mais cresce em número de habitantes no DF, com uma taxa de crescimento populacional anual superior a 6%. Estima-se que a população local, que era de pouco mais de 25 mil habitantes em 2010, ultrapasse os 60 mil atualmente, considerando a ocupação crescente de condomínios horizontais na região.

Esse crescimento acelerado tem exposto uma série de carências estruturais. Entre os principais problemas apontados durante a audiência estão o trânsito intenso e crescente congestionamento, especialmente nos horários de pico, devido à insuficiência de vias de acesso e à falta de alternativas viárias; buracos nas pistas, que comprometem a segurança viária e aumentam o risco de acidentes; falta de abrigos nos pontos de parada de ônibus; acessibilidade precária nas calçadas e ruas; áreas de preservação ambiental mal cuidadas, sujeitas ao descarte irregular de lixo e à ocupação desordenada; erosões em encostas e margens de vias; ausência de sistema eficaz de drenagem e escoamento das águas pluviais; quebra-molas mal posicionados e sem padronização, que dificultam o fluxo e aumentam o desgaste de veículos.

Durante os debates, o deputado Chico Vigilante alertou para a necessidade de implementação de políticas públicas eficazes que acompanhem não apenas o crescimento populacional acelerado do Jardim Botânico, mas também o aumento exponencial do número de veículos circulando na região. “A ocupação desordenada tem raízes na ausência de planejamento urbano e na grilagem de terras. É como enxugar gelo: enquanto não houver uma ação estruturada do Estado, os problemas só se multiplicam. Planejar uma cidade do zero é uma coisa; tentar corrigir o caos após a ocupação irregular é um desafio muito mais complexo”, destacou o parlamentar.

Propostas e encaminhamentos
Entre as soluções discutidas estão os investimentos em mobilidade urbana, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), a criação de vias alternativas para aliviar o trânsito, sistema de drenagem, melhor iluminação na cidade e podas de árvores. Planejamento ambiental integrado, com foco na sustentabilidade e na proteção das áreas verdes da região e agilidade nos processos de regularização fundiária entre outras propostas.

Ao final da audiência, ficou agendada reunião com a Neoenergia para resolver questão da falta energia nas residências e um acompanhamento das ações que serão executadas pelo Executivo.

“Não existe nada mais poderoso que a mobilização popular. É a luta e o engajamento da própria comunidade que impulsionam as mudanças. Na minha visão, precisamos deixar o palanque de lado e unirmos esforços em favor da população — independentemente de sermos governo ou oposição. O que importa é atuar com responsabilidade e fiscalizar. Faço isso desde o meu primeiro mandato. Todas as audiências que realizamos resultam em encaminhamentos concretos e compromisso com a resolução dos problemas”, concluiu o deputado Chico Vigilante.

Mais Notícias