O comportamento do candidato Aécio Neves durante o debate de quinta-feira com a presidenta Dilma demonstrou claramente que a estratégia de seus marqueteiros agora é a de explorar, no sentido de ganhar votos, o sentimento machista que, infelizmente, ainda persiste em parte da sociedade brasileira.
Aécio Neves é um machista, arrogante em busca de votos de machistas e arrogantes como ele.
Alguns analistas disseram que ele massacrou a presidenta Dilma no debate. Não concordo. O que ele fez foi mostrar que não tem respeito pelas mulheres, nem pela figura que ela representa como presidenta da República.
Mal sinal, num país onde as mulheres lutam há décadas contra o patriarcalismo e a prepotência masculina. e vem conquistando vitórias.
Certamente essa não foi a primeira vez que foi rude, grosseiro e machista com uma mulher, como pudemos comprovar pelo cinismo em destratar a presidenta com um sorriso de escárnio no rosto. Este comportamento de forma alguma o constrangia.
Aécio não respondeu a uma pergunta sequer que lhe foi dirigida, com dados a respeito do tema em questão. A cada uma delas suas respostas eram absolutamente machistas e lembravam a de um coronel do século passado falando com uma mulher, da casa grande ou da senzala: a senhora não sabe do que está falando, é muito mal informada, a senhora é leviana, muito leviana, a senhora é uma mentirosa.
Portanto, se alguém tinha dúvidas de que Aécio Neves e sua experiência de vida o levam a crer que tem o direito de destratar uma mulher, essa dúvida não existe mais.
Ele provou que, se não tem respeito pela presidenta da República, se não tem respeito pela sua própria mulher, esbofeteada por ele em público num restaurante carioca há alguns anos, certamente não terá pelas demais mulheres brasileiras. E portanto, não estará interessado por suas causas e preocupações específicas de gênero.
Alguém viu em algum momento desta campanha Aécio Neves preocupado com questões específicas das mulheres, como o fim da violência contra as mulheres, que ainda hoje sofrem atentados, estupros e maltratos por parte de pais, tios, e vizinhos machistas ? Eu não vi.
Alguém viu Aécio Neves propondo a disseminação de creches em todo o país para garantir a tranqüilidade da mulher no trabalho?
Alguém viu Aécio sugerindo medidas de igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável? Especialistas da área afirmam que os dois aspectos estão interligados e que é necessário reconhecer o papel de liderança das mulheres, sua voz e representação como fator fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável.
Alguém viu Aécio Neves afirmando que no Plano Nacional de Educação deve constar uma política contra a discriminação da mulher, com matérias no currículo escolar, campanhas e debates a respeito, envolvendo as mulheres e a sociedade ?
Alguém viu Aécio Neves propondo medidas para coibir o turismo sexual feminino ainda hoje existente em cidades litorâneas e mais predominantemente no nordeste brasileiro ?
Como um machista convicto, Aécio certamente não está preocupado com estas questões. O jornalista Cajuru, demitido da Bandeirantes por exigência de Aécio Neves, tem razão. Aécio não é a melhor pessoa para governar este país. Em vídeo no Youtube, Cajuru denuncia farra de Aécio Neves e é demitido, o jornalista explica suas razões.
Conclamo os movimentos de mulheres deste país, à militância petista e à sociedade brasileira que se posicionem a respeito das atitudes machistas de Aécio Neves.
Para enfrentar esta cultura machista e patriarcal, da qual Aécio faz parte, precisamos apoiar a continuidade das políticas públicas transversais existentes no governo Dilma -conjugadas.entre os ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde, do Planejamento e demais ministérios.
É necessário fundamentalmente entender que para modificar a realidade ainda predominante de subordinação de gênero. no Brasil, faz-se urgente trabalhar contra a incompreensão machista no sentido de que percebam que os direitos das mulheres fazem parte dos Direitos Humanos.